Tratamentos

Injeções Intravítreas

Servem como tratamento para doenças vitreorretinianas, onde ocorrem aplicações intravítreas de anti-VEGF e corticóides. 

Servem como tratamento para doenças vitreorretinianas, onde ocorrem aplicações intravítreas de anti-VEGF e corticóides. 

Existem atualmente três tipos de anti-VEGFs disponíveis no mercado, são eles: Aflibercepte (Eylea), Ranibizumabe (Lucentis) e Bevacizumabe (Avastin). Todos possuem ação de impedir o estímulo angiogênico presente na coroide e  na retina e com isso, induzir a regressão dos vasos mal formados que cursam com edema macular e acúmulo de fluido subretiniano.

Além dessas medicações, existem também aquelas compostas pelos corticoides: implante de dexametasona (Ozurdex) e triancinolona. Estas por sua vez, são potentes anti-inflamatórios e auxiliam também na resolução de edema macular com essa fisiopatologia.
O grupo de anti-VEGFs mostrou benefício no tratamento de 3 principais doenças:
Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI) exsudativa: doença comum em idosos que cursa com a formação de uma membrana neovascular e acúmulo de fluido subretiniano com baixa de visão associada.
Edema Macular Diabético: ocorre aumento da permeabilidade dos vasos retinianos em pacientes diabéticos mal controlados, pela lesão da parede dos vasos. Isso resulta em vazamento de líquido intraretiniano, espessamento da retina e baixa de visão associada.
Oclusão de Veia Central da Retina (OVCR) e Oclusão de Ramo de Veia Central da Retina (ORVCR): Pacientes hipertensos mal controlados possuem risco aumentado de obstrução de vasos retinianos. A consequência é o vazamento de líquido intraretiniano com edema macular associado. Também evoluem com baixa de visão.

Nesse grupo de doenças as injeções de anti-VEGFs são capazes de diminuir esse acúmulo de líquido na retina, diminuindo a inflamação, a formação de vasos mal formados e reduzindo o vazamento de líquido para o interior da retina, com melhora da anatomia e consecutivamente da visão.

As aplicações de corticoide também são úteis nas duas últimas doenças. Geralmente o uso é indicado naqueles pacientes que não tiveram boa resposta aos anti-VEGFs ou naqueles com doenças com grande componente inflamatório associado.
Existem também outras doenças em que estas medicações são utilizadas,  porém não são cobertas pelos planos de saúde (Mactel, sindrome de Irvine Gass, edema macular secundário a retinose pigmentar entre outras)

O tratamento é realizado com aplicações mensais. Inicialmente é realizado uma aplicação por mês nos primeiros três meses, e reavaliadas mensalmente através dos exames de OCT e Retinografia fluorescente. Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é importante no seguimento desses pacientes para avaliação da espessura macular e no planejamento do tratamento.

O desconforto é mínimo, uma vez que o procedimento é muito rápido e são utilizados colírios anestésicos durante a aplicação. O paciente pode retornar as atividades no mesmo dia do procedimento.

Agendar consulta

Mais tratamentos

Cirurgia de Catarata

Poucos sabem, mas a catarata é caracterizada pela opacificação do cristalino – lente natural existente no globo ocular que tem como função focalizar a visão.

Saiba mais

Glaucoma

É uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico.

Saiba mais

Cirurgias Vitreorretinianas

Tratam-se de técnicas oftálmicas especializadas para o reparo cirúrgico e tratamento de distúrbios que afetam a retina e o vítreo.

Saiba mais

Injeções Intravítreas

Servem como tratamento para doenças vitreorretinianas, onde ocorrem aplicações intravítreas de anti-VEGF e corticóides. 

Saiba mais

Fotocoagulação com Raios Laser

O tratamento de doenças de retina com os raios laser é um procedimento que revolucionou a oftalmologia há algumas décadas.

Saiba mais

Cirurgia Plástica Palpebral

Os olhos são o espelho da alma, pois refletem nossas emoções e sentimentos. Eles são também, na maioria das vezes, o primeiro traço fisionômico que as pessoas notam em nosso rosto.

Saiba mais

Cirurgia de Correção Visual a Laser

Tecnologia avançada, graças aos avanços tecnológicos a correção visual a laser é uma das cirurgias mais seguras e previsíveis da medicina moderna.

Saiba mais

Adaptação de Lentes de Contato

A adaptação de Lentes de Contato traz conforto e qualidade visual aos pacientes que desejam enxergar sem óculos.

Saiba mais

Olho Seco

É uma deficiência na quantidade ou na qualidade do filme lacrimal, que acaba levando ao ressecamento da superfície ocular.

Saiba mais

Capsulotomia por yag laser

É um procedimento indicado para realizar o corte da cápsula posterior do cristalino.

Saiba mais

Iridotomia a laser

A iridotomia a Laser é um tratamento para o glaucoma de ângulo fechado, no qual o oftalmologista executa um pequeno orifício na íris para drenagem do humor aquoso na parte de trás do olho.

Saiba mais

Yag Laser

O Yag Laser permite a incisão ou abertura de um tecido intra-ocular, sem a necessidade de abertura cirúrgica do olho.

Saiba mais