A catarata é caracterizada pela opacificação do cristalino – lente natural existente no globo ocular que tem como função focalizar a visão tanto para longe quanto para perto. Geralmente, ela ocorre devido ao envelhecimento, levando à diminuição progressiva da visão, podendo ser, então, senil ou congênita.
Na catarata senil, é muito comum que a doença se manifeste nos dois olhos, porém em estágios de evolução distintos. Já a catarata congênita aparece logo nos primeiros dias de vida do paciente e são causadas por problemas durante a gestação, como a ocorrência de infecções intra-uterinas ou genéticas. Geralmente ela é descoberta no nascimento, a não ser que o bebê não passe pelo chamado Teste do Olhinho.
Tanto a senil quanto a congênita exigem uma cirurgia de catarata para garantir a completa reabilitação visual. Nela, é feita a emulsificação do cristalino, ou seja, o núcleo do cristalino é microfragmentado por uma ponteira para, então, ser aspirado. Após essa retirada, é implantada uma lente intra-ocular que irá substituir o cristalino. A lente para cirurgias de catara possui um grau, previamente definido nos exames pré-operatórios, e muitas das vezes acaba substituindo os óculos de grau.
Dentre as causas da catarata, estão o uso de medicamento como corticosteróides, evolução de doenças como diabetes e doenças renais, infecções ou inflamações oculares e efeito adverso causado por cirurgias intra-oculares prévias.
O procedimento cirúrgico, de modo geral, dura cerca de 20 minutos e sua anestesia ocorre apenas por meio de um colírio, permitindo que o paciente retorne para casa no mesmo dia. Após a cirurgia de catarata, é preciso seguir corretamente as instruções pós-operatórias, caso contrário, a visão do paciente pode ser comprometida. Não realizar esforços físicos e usar os colírios indicados pelo oftalmologista são alguns dos cuidados necessários.
Hoje também contamos com a moderna tecnologia cirúrgica a LASER , com maior precisão , permitindo alcançar melhores resultados refrativos . Aliado à alta tecnologia das lentes intraoculares , o procedimento a LASER , tem como principal objetivo proporcionar aos pacientes uma maior independência dos óculos e qualidade de visão para todas as distâncias .
Se você se identificou com os sintomas e procura um profissional de confiança para realizar o procedimento e te orientar corretamente sobre os cuidados a serem tomados, agende sua consulta em nossa clínica.
Agendar consulta