COM O PASSAR DOS ANOS
Mas, com o passar dos anos, as pálpebras caídas e as bolsas em volta dos olhos podem dar à fisionomia um aspecto de envelhecimento prematuro e cansaço, mesmo depois de uma boa noite de sono. Tais problemas, geralmente, se iniciam por volta dos 35 anos. Entretanto, as pessoas que têm predisposição genética podem apresentá-los ainda mais jovens. A alimentação inadequada, a exposição demasiada ao sol e o uso do álcool e do fumo também podem antecipar esses sinais da idade. Felizmente, hoje, a cirurgia plástica palpebral pode ajudar o rejuvenescimento das pessoas através do procedimento, tecnicamente conhecido por blefaroplastia, que consiste na remoção da gordura e, muitas vezes, do excesso de pele e músculos das pálpebras. Como proporciona um alto grau de satisfação aos pacientes, com um mínimo de riscos, a cirurgia plástica palpebral ou blefaroplastia tornou-se largamente aceita entre os homens e mulheres em todo o mundo.
ANTES DA CIRURGIA
As informações médicas solicitadas pelo seu cirurgião, bem como sua idade e seu tipo de pele, ajudarão vocês a chegarem a uma decisão conjunta sobre a técnica cirúrgica e a necessidade de operar tanto as pálpebras inferiores quanto as superiores. Seu cirurgião lhe fornecerá instruções pré e pós-operatórias, inclusive quando à alimentação e medicamentos que devem ser tomados ou evitados. Lembre-se de que o cumprimento das instruções tem grande influência no sucesso da cirurgia.
DURANTE A CIRURGIA
A cirurgia é realizada sob a anestesia local com sedação e dependendo da extensão do procedimento pode levar de uma a duas horas. Se você se submeter à cirurgia das quatro pálpebras, é provável que as superiores sejam operadas primeiro. Inicialmente, o cirurgião marcará os locais das incisões, de modo que com o tempo torne-se praticamente impossível que alguém perceba as cicatrizes da cirurgia. Na cirurgia das pálpebras superiores o cirurgião irá trabalhar ao longo das incisões, separando a pele dos tecidos gordurosos e músculos. Em seguida, removerá a gordura e o excesso de pele que tendem a se acumular, especialmente, na região do canto interno do olho. Depois, as incisões são fechadas com pontos bem pequenos. Se na cirurgia das pálpebras inferiores, além da gordura, houver necessidade de remover pele ,o cirurgião executará uma incisão logo abaixo dos seus cílios. Caso seja preciso remover apenas gordura das pálpebras inferiores, o cirurgião poderá optar por uma incisão por dentro da pálpebra que não deixa cicatrizes. Essa técnica, denominada blefaroplastia transconjuntival, dispensa a incisão externa. É realizada em pacientes mais jovens, com pele mais espessa, elástica e sem flacidez.
APÓS A CIRURGIA
Dependendo da quantidade de tecido removida poderá haver necessidade de internação por algumas horas. Depois que receber alta alguém deverá levar você de volta para casa e, nos primeiros dias, você poderá precisar também de ajuda caso necessite sair de casa. Ao passar o efeito da anestesia, algumas pessoas sentem os olhos apertados e ligeiramente doloridos. Dependendo da rotina de seu médico, poderão ser prescritas medicações como analgésicos e/ou antiinflamatórios, colírio e pomada. Para diminuir o edema e a formação de hematomas pós-cirúrgicos, os médicos geralmente recomendam a colocação de compressa de gelo sobre os olhos. Enquanto não retirar os pontos, você não deverá carregar peso, fazer exercícios físicos, tomar banho de piscina ou permanecer em lugares quentes e abafados. Após vinte e quatro horas, você poderá lavar o rosto, enxugando-o delicadamente sem esfregar a pele próxima à cirurgia. Não há restrições quanto ao uso de óculos.
VOLTANDO AO NORMAL
Seu médico lhe informará as atividades e locais que você deverá evitar e acompanhará seu progresso nas duas primeiras semanas. Entre cinco e sete dias após a cirurgia, os pontos são removidos, de acordo com o programa de seu médico e os hematomas e a descoloração em volta dos olhos desaparecerão gradualmente. Dependendo da sua cicatrização, o médico poderá, então, autorizar o uso de maquiagem para disfarçar os hematomas remanescentes. Mas, você deverá ter cuidado especial ao removê-la. Entre duas semanas e um mês sua aparência ficará muito melhor. Geralmente, as pessoas voltam ao trabalho dentro de uma semana a dez dias. Os óculos escuros poderão ajudar você a se sentir mais à vontade em público.
A SUA NOVA APARÊNCIA
Os resultados positivos da cirurgia são quase imediatos, mas as cicatrizes poderão permanecer levemente rosadas nos seis primeiros meses e desaparecerão gradualmente até tornarem-se praticamente invisíveis. Os resultados da sua cirurgia plástica palpebral poderão fazer com que você pareça mais jovem durante muitos anos. Se você quer parecer tão bem quanto se sente, pergunte ao seu médico se a cirurgia aplica-se ao seu problema.