Tratam-se de técnicas oftálmicas especializadas para o reparo cirúrgico e tratamento de distúrbios que afetam a retina e o vítreo. Indicados para correções da retina e do vítreo, os procedimentos cirúrgicos vitreorretinianos contam com recursos para reverter até mesmo algumas condições que antes eram tidas como sinônimo de cegueira.
Atualmente, são inúmeras as patologias oculares que não conseguem ser controladas apenas com o tratamento clínico disponível. Por isso, em alguns casos é necessária uma intervenção mais invasiva, com procedimentos cirúrgicos específicos. Dentre essas patologias, podemos citar a retinopatia diabética avançada – consequente de uma evolução da diabetes, podendo ser proliferativa, com ou sem hemorragia -, o descolamento de retina – causado por lesões oculares ou no crânio, doenças, infecções ou pela degeneração causada pela idade -, alguns traumas oculares, hemorragias vítreas, edemas maculares persistentes, buracos maculares e entre outros.
As técnicas cirúrgicas para tratamentos vitreorretinianas podem ocorrer por meio da retinopexia convencional, da retinopexia pneumática, da vitrectomia simples ou endofotocoagulação de retina, da vitrectomia associada à retinopexia com implante de gás ou óleo de silicone ou de injeções intra-oculares, sendo que o tipo de tratamento irá depender da patologia e do grau que ela se encontra. Apesar dos avanços tecnológicos recentes – como o uso de líquidos como óleo de silicone para aumentar o sucesso das vitrectomias ou então o aumento da velocidade de corte e o controle de vácuo mecanizado -, pode-se dizer que a cirurgia vitreorretiniana é de alta complexidade e pode proporcionar uma rápida recuperação visual.
Se você se identificou com alguns dos sintomas citados e procura um profissional de confiança para realizar o procedimento e te orientar corretamente sobre os cuidados a serem tomados, agende sua consulta em nossa clínica. Lembre-se que a prevenção é sempre a melhor forma de tratar sua saúde ocular. Para isso, faça exames oftálmicos regularmente.
Indicações em casos de:
Descolamento de Retina Regmatogênico
Descolamento de Retina Tracional / Retinopatia Diabética
Hemorragia Vítrea;
Oclusão de Veia Central da Retina ou de Ramo de Veia Central da Retina
Remoção de Membrana Epirretiniana (MER) – Peeling de MER;
Buraco Macular – Peeling de Membrana Limitante Interna;
Complicações da cirurgia de Catarata.
Trauma ocular com corpo estranho e hemorragia vítrea.