OCT - Tomografia de Coerência Óptica

Tomografia de Coerência Óptica é atualmente uma das mais modernas tecnologias para estudo da retina e do nervo óptico por meio de imagens de alta resolução, permitindo o diagnóstico e o acompanhamento de doenças da retina e glaucoma.

Exame não invasivo de alta tecnologia, não havendo contato com o olho. É possível obter medidas bem precisas da espessura da retina, além de diagnosticar doenças que não são visíveis no exame de mapeamento de retina, como doenças degenerativas da mácula em fase muito inicial. Auxilia também na avaliação da escavação do nervo óptico em casos de glaucoma. É uma excelente alternativa para pacientes que não podem se submeter a exames realizados com uso de contraste endovenoso.

Retinografia

Permite fotografar regiões do fundo do olho, como retina, nervo óptico, coróide e vasos sanguíneos. É eficiente no diagnóstico e no acompanhamento de doenças que afetam estas estruturas. Pode ser realizada por meio de dois métodos diferentes: retinografia simples ou retinografia fluorescente (também chamada de angiofluoresceinografia) em que é administrado um contraste para possibilitar o estudo da circulação sanguínea e de doenças das diversas camadas do fundo do olho.

O acompanhamento de algumas doenças é fundamental para evitar uma possível alteração negativa no quadro clínico do paciente. Em casos de doenças ligadas ao fundo do olho, como glaucoma e diabetes, a documentação fotográfica é ainda mais útil para a avaliação prospectiva de cada um. É exatamente o que a retinografia faz, tira diversas fotos da retina e do nervo óptico, em alta resolução.

Mapeamento de Retina

O Mapeamento da Retina é um exame complementar, em que todo o fundo do olho e as suas estruturas são avaliados. Analisa a superfície da retina, permitindo diagnosticar várias doenças oculares, como oclusões vasculares, descolamento de retina, tumores, hemorragias e outras patologias retinianas, além avaliar o dano ocular causado por doenças sistêmicas como o diabetes e hipertensão arterial.

Realizado com a utilização de um aparelho chamado oftalmoscópio indireto e com o auxílio de uma lente que permite a visualização das estruturas internas.

Diferentemente da fundoscopia, exame direto, o mapeamento permite ao médico ter uma visão tridimensional do fundo de olho.

Retinografia fluorescente

Retinografia Fluorescente ou Angiofluoresceinografia: analisa a retina, a coróide e os vasos sanguíneos através de fotos obtidas com uma iluminação especial e com uso de filtros. O exame utiliza um contraste chamado fluoresceína que permite o estudo de camadas diferentes dessas estruturas do fundo do olho. É utilizado para o acompanhamento e diagnóstico de doenças como a retinopatia diabética, degeneração macular, oclusões vasculares da retina, entre outras.

Ecografia Ocular

O exame de Ecografia Ocular, também chamado de Ultrassom ocular, analisa as estruturas internas e a anatomia do olho, principalmente quando o exame de fundo de olho não consegue ser efetivo pela ocorrência de opacidade no globo ocular, como acontece em infecções oculares como a toxoplasmose e na catarata.

A ecografia ocular também permite a avaliação das moscas volantes que se localizam no fundo do olho, no vítreo, que é uma gelatina transparente que fica na frente da retina. As moscas volantes são aqueles pontinhos pretos que se mexem de um lado para o outro na visão.

Biometria ultrassônica e Biometria óptica

Exame através do qual se realiza a medição do globo ocular e de suas estruturas internas. Com os dados obtidos é possível calcular os valores da lente intraocular (lio), que é implantada em cirurgias de pacientes com catarata. Este exame serve também para pacientes que precisam de avaliação do comprimento axial do olho.

Ceratoscopia Computadorizada - Topógrafo Corneal Analyser CA 200F Topcon

Ceratoscopia Computadorizada, também é chamada de Topografia da Córnea, é a análise computadorizada da curvatura da córnea, exame que mostra, ponto a ponto, as variações da curvatura corneana, permitindo o diagnóstico de patologias da superfície da córnea.As principais indicações são:

• Adaptação de lentes de contato;
  • Avaliação de astigmatismo regular e irregular (visão distorcida);
  • Doenças como o ceratocone e outras ectasias (defeitos e fragilidades na córnea);
  • Avaliação do astigmatismo pré e pós-operatório na cirurgia de catarata e nas cirurgias refrativas (correção do grau com laser);
  • Controle do astigmatismo no transplante de córnea;

Microscopia Especular - Microscópio Especular SP3000P Topcon

Através de equipamentos de última geração é possível fotografar digitalmente a camada mais interna da córnea e realizar a avaliação quantitativa e qualitativa das células endoteliais.

Este exame é indolor e é essencial em pré-operatórios de pacientes com catarata, glaucoma e transplantes de córnea.

A grande importância desse método está no fato dele permitir uma avaliação do possível comportamento da córnea perante uma cirurgia.

Gonioscopia

Gonioscopia é o exame que analisa o ângulo da câmara anterior do olho. É muito importante em pacientes suspeitos de Glaucoma, trauma ocular, entre outras anormalidades

Teste de sobrecarga hídrica

Este teste verifica de forma indireta a capacidade de drenagem do humor aquoso após a ingestão de 1 litro de água em 5 minutos. São feitas várias medidas da pressão Intra ocular após a ingestão de água. Este exame está indicado em pacientes com suspeita de glaucoma.

Paquimetria

A Paquimetria é o exame que mede a espessura da córnea. Está indicado em pacientes com suspeita de glaucoma, e na avaliação pré-operatória de cirurgia refrativa.

Avaliação do filme lacrimal

Composto pelos Teste de Schirmer, Break up Time ou Tempo de Ruptura da lágrima, coloração com Lissamina verde e teste da Osmolaridade. Avalia a quantidade e a qualidade da lágrima. Importante para o diagnóstico e acompanhamento de pacientes com a Síndrome do Olho Seco.

Exame de Tear Check

É com muita alegria que recebemos o Tear Check, a tecnologia mais moderna
da atualidade para diagnóstico do Olho Seco.

O Tear Check tem como diferenciais a facilidade e velocidade em realizar exames na superfície ocular, além de contar com exames inéditos como:

•  PISCAR INCOMPLETO
  •  OLHOS VERMELHOS
  •  DEMODEX (Imagem da base dos cílios)
  •  NIBUT / TFSE (Estabilidade do filme lacrimal)
  •  MEIBOGRAFIA (Visualização e análise das glândulas de Meibomius)
  •  OSIE (Avaliação inflamatória da Superfície Ocular)
  •  OSDI (Índice de Doença da Superfície Ocular)
  •  D BUT (Break up time dinâmico)
  • E muito mais! Saiba tudo sobre o Tear Check neste vídeo que preparamos para você no site www.tudosobreolhoseco.com.br

Campimetria computadorizada

Exame que tem por objetivo avaliar o campo de visão dos pacientes. É um exame indolor em que o paciente fixa o olho numa luz dentro do aparelho e sinaliza (toca uma campainha) à medida que outros pontos luminosos (estímulos) vão surgindo. O paciente deve fazer o exame sem os óculos ou lentes de contato, caso faça uso, e não pode dilatar as pupilas antes da sua realização.