A correção visual a laser é o resultado bem sucedido de um esforço internacional desenvolvido por cientistas e oftalmologistas para utilização da luz do laser na correção da miopia, hipermetropia e astigmatismo, conhecidos como erros refrativos.
O excimer laser, um tipo especial de laser praticamente sem calor, foi desenvolvido em 1976 e passou a ser utilizado a partir de 1988, inicialmente, para correção da miopia. Controlados por um computador os pulsos do excimer laser removem tecido da córnea com grande precisão mudando a sua forma. Isto permite a formação da imagem nítida no local adequado da retina.
A cirurgia a laser já tornou realidade o sonho de milhões de pessoas em todo o mundo permitindo que a maioria delas realizem atividades do dia a dia como praticar esportes, dirigir a ver televisão sem lentes corretivas.
Alguns dos principais benefícios da cirurgia a laser apontadas pelas pessoas são: ver com nitidez quando acordam, não ter que usar óculos que ficam embaçados em dias úmidos, nadar e ver bem dentro e fora d’água, praticar esportes de contato em que as lentes e óculos não só atrapalham como são perigosos, e levantar à noite e ver sem óculos. A fotoablação corneana (PRK) e a ceratomileusis assistida a laser (LASIK) são as principais técnicas cirúrgicas a laser consideradas da prática médica corrente pelo Conselho Federal de Medicina. O LASIK é mais adequado a um grande número de pessoas enquanto que a PRK a outras. O oftalmologista recomendará a técnica mais apropriada, dependendo do erro refrativo e das características individuais dos olho de cada paciente.
PRK
A técnica cirúrgica PRK foi desenvolvida com o advento da correção visual a laser. O oftalmologista anestesia a córnea do paciente com o colírio e remove uma pequena parte da superfície com um dispositivo especial. O excimer laser remodela a forma da córnea atuando sobre sua superfície por menos de 1 minuto.
O cirurgião poderá colocar, então, uma lente de contato para proteger a área tratada, evitar infecção e reduzir o desconforto durante a cicatrização. A lente será removida dentro de um a três dias após a cirurgia. A visão melhora gradualmente nas duas primeiras semanas e poderá alcançar o resultado definitivo entre quatro e oito semanas. Durante esse período o cirurgião poderá prescrever o uso de colírios.
LASIK
Utilizado a partir de 1991, o LASIK é uma avançada técnica cirúrgica que possibilita o oftalmologista tornar a correção visual a laser uma experiência altamente precisa, rápida e indolor. O LASIK pode ser utilizado para corrigir tanto altos quanto baixos graus de miopia e moderados graus de astigmatismo e hipermetropia.
Gotas de colírio anestésico são pingados no olho do paciente e as pálpebras são imobilizadas por um dispositivo para evitar que a pessoa pisque durante a ação do laser. Um aparelho chamado microcerátomo fixa o olho e levanta uma fina camada da córnea. Em seguida, a luz do laser esculpe uma das camadas internas da córnea em menos de 1 minuto.
Hoje , também contamos com a cirurgia refrativa 100 % a LASER , ou seja , sem uso de lâminas . Primeiramente, o LASER de FEMTOSEGUNDO cria um flap fino separando os tecidos em uma determinada profundidade da córnea , sem corte .Em seguida , para corrigir a visão , outro laser , o EXCIMER LASER , realiza a correção da visão através da ablação do tecido da córnea de acordo com um padrão pré -estabelecido e exclusivo para cada paciente .Esta cirurgia pode ser indicada inclusive em casos mais difíceis ,pois as camadas da córnea são separadas com uma precisão inédita ,criando um flap ultrafino .Portanto , pode ser eficaz em pacientes que antes não eram candidatos à cirurgia a laser .
LASIK dispensa internação. A maioria dos pacientes enxerga o suficiente para retomar numerosas atividades já no dia seguinte e recupera a visão funcional em poucos dias. Certos pacientes sentem um leve desconforto no olho operado o qual deverá desaparecer dentro de seis a vinte e quatro horas e poderá ser aliviado com o analgésico a que estão acostumados. O cirurgião poderá prescrever o uso de colírio por alguns dias.
EXPECTATIVAS REALISTAS
A cirurgia a laser aplica-se à maioria das pessoas desde que elas tenham, pelo menos, 21 anos de idade, córneas saudáveis e satisfaçam alguns critérios, como estabilidade do grau nos últimos doze meses. Existem algumas condições médicas em que a cirurgia não é recomendada.
A cirurgia não corrige presbiopia, causadora da necessidade de óculos para perto a partir dos 40 anos. Se você estiver próximo desta idade o oftalmologista poderá planejar a cirurgia para deixar um dos olhos ligeiramente míope. Isto retardará o uso de óculos para perto.
É importante que você se submeta à cirurgia bem informado. Durante a consulta de avaliação, o oftalmologista poderá dizer se a cirurgia a laser aplica-se ao seu problema e lhe falar sobre os benefícios e riscos do procedimento. Ao analisar as razões pelas quais você não deseja usar lentes corretivas, o oftalmologista ajudará você a decidir se suas expectativas poderão ser satisfeitas, levando também em conta a exatidão do grau que você deseja após a cirurgia.
Agendar consulta